Semana Pedagógica

No início do mês de fevereiro, a Faculdade Metropolitana de Anápolis – FAMA realizou a Semana Pedagógica.

Trata-se da oportunidade dos gestores e da equipe acadêmica se reunirem durante a primeira semana para planejar os 200 dias subsequentes do ano letivo.

Outro objetivo das atividades desenvolvidas durante a Semana Pedagógica, é receber os novos professores, integrando-os e deixando-os à par da cultura da IES. Nessa ocasião, a equipe pedagógica orienta esses profissionais acerca das especificidades das turmas e disciplinas com as quais eles trabalharão. De todas as graduações

A Semana é planejada, seguindo um cronograma predeterminado e, principalmente, seus resultados precisam ser mensurados ao longo do ano letivo.

O uso de ferramentas tecnológicas deve servir ao propósito de otimizar tarefas. Além disso, o uso de tecnologia multimídia para exibição de imagens, sons e textos pode ajudar a criar um ambiente de aulas e reuniões em que o foco não seja perdido.

Metodologias Ativas

Na imagem acima, temos professores fazendo uso da sala de Metodologias Ativas

As Metodologias Ativas são uma nova maneira de pensar o ensino tradicional. Nessa modalidade, o aluno é personagem principal e o maior responsável pelo processo de aprendizado. O objetivo desse modelo de ensino é incentivar que a comunidade acadêmica desenvolva a capacidade de absorção de conteúdos de maneira autônoma e participativa.

Portanto, as metodologias ativas surgem como uma alternativa para proporcionar aos estudantes meios para que eles consigam guiar o seu desenvolvimento educacional, fugindo do modelo de ensino em que o professor detinha todo o conhecimento dentro da sala de aula.

Leave a Reply

Skip to content