Novembro Azul: Um mês de conscientização sobre a saúde masculina

O “Novembro Azul” é um período dedicado à conscientização sobre a saúde masculina. Campanha tem como objetivo principal informar e sensibilizar os homens sobre questões de saúde, com foco especial na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. Segundo o Instituto Nacional de Câncer – INCA, no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não melanoma). A taxa de incidência é maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.

A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto (parte final do intestino grosso), o diagnóstico é feito através da biópsia prostática por via trans-retal ou trans-perineal e guiada por ultrassonografia e/ou ressonância magnética. A indicação de biópsia depende do toque retal e valores de PSA e de possíveis achados suspeitos no exame de RNM.

Tratamento

Para doença localizada (que só atingiu a próstata e não se espalhou para outros órgãos), cirurgia, radioterapia e até mesmo observação vigilante (em algumas situações especiais) podem ser oferecidos. Para doença localmente avançada, radioterapia ou cirurgia em combinação com tratamento hormonal têm sido utilizados. Para doença metastática (quando o tumor já se espalhou para outras partes do corpo), o tratamento mais indicado é a terapia hormonal. A escolha do tratamento mais adequado deve ser individualizada e definida após médico e paciente discutirem os riscos e benefícios de cada um.

Além do câncer de próstata, o Novembro Azul também aborda questões de saúde mental e bem-estar. Os homens são frequentemente menos propensos a buscar ajuda para problemas emocionais, e essa campanha visa encorajar conversas abertas sobre saúde mental, oferecendo apoio e recursos para aqueles que precisam.

O Novembro Azul é um lembrete de que a saúde é um tesouro e que cuidar dela é uma responsabilidade que todos compartilhamos. Não apenas neste mês, mas durante todo o ano, promova a conscientização sobre a saúde masculina e ajude a construir um futuro mais saudável para todos.

Fontes: Ministério da Saúde e Instituto Nacional de Câncer – INCA