Benefícios da boa alimentação na hora dos estudos

Quando o assunto é estudar, é necessário que o tempo dedicado a essa prática seja bem aproveitado. Você já teve a sensação de não conseguir progredir em uma atividade específica? Seja por perda de foco ou dificuldade de manter uma linha de raciocínio? Saiba que isto pode estar relacionado aos estímulos dados ao seu corpo, dentre eles, a má alimentação.

Já dizia o ditado: você é aquilo que você come!

O interessante aqui é levar em consideração a importância que uma alimentação saudável pode trazer para o cotidiano. É claro que outros fatores como o sono bem equilibrado, e a prática regular de atividades físicas, também são importantes na hora de pensar, produzir e aprender ao longo do dia.

Esta capacidade está ligada diretamente à boa prática dessas atividades.

Levando em conta a realidade muitas pessoas neste momento de pandemia, é compreensível que essas boas práticas desandaram em algum momento. Em alguns casos, nem foram levadas em consideração. Mas afinal, o que nesse meio tempo não pareceu incerto ou até mesmo perdido?

O ganho de energia para quem pretende manter uma boa rotina de estudos pode sofrer interferências causadas pela alimentação, tanto para o bem quanto para o mal. Confira agora alguns alimentos que podem trazer benefícios na hora de estudar:

  • Peixes

Além da quantidade considerável de proteínas, vitaminas e minerais necessários para o corpo, os peixes também são ricos em “gorduras boas”. Entre elas está a presença do ômega 3. Essa gordura tão famosa, vendida também em cápsulas, promove benefícios como o auxilio no controle do colesterol, prevenção de doenças autoimunes e Alzheimer, melhora da capacidade cognitiva em adultos e também em crianças com hiperatividade.

  • Frutas cítricas

Para uma fruta ser considerada cítrica ela tem que ter como principal característica uma quantidade alta de ácido ascórbico, ou como é mais conhecido, vitamina C. Geralmente este nutriente está presente na laranja, limão, lima, morango, tangerina, entre outras. Seus benefícios estão atrelados às células do corpo.

Por serem ricas em vitamina C, essas frutas são capazes de fazer a formação e a manutenção de nossas células com o colágeno, melhorando assim a elasticidade e firmeza da pele. Além disso, as frutas cítricas incluem diversos tipos de flavonoides, que estimulam o aprendizado e o conhecimento.

  • Café

Quando consumido de forma moderada, o café pode ser um forte aliado na hora dos estudos. Ele pode ser usado como estimulante para promover os benefícios de alerta, melhora da concentração e também uma melhora no humor.

O uso de café de maneira excessiva e consumido ao final da tarde se torna um problema na hora de se concentrar. Por isso, prefira tomar até duas xícaras se você é sensível aos efeitos da cafeína, e para quem já está acostumado a tomar com mais frequência, no máximo quatro xicaras.

E para quem deseja alternar entre estimulantes, vale também a opção do chá preto para quem quer ter uma dose de cafeína e também um efeito relaxante sem alavancar o stress.

  • Vegetais

Os vegetais são ricos em antioxidantes. Aqueles que aparentam uma tonalidade verde, laranja ou vermelha, podem gerar benefícios para o corpo e no desempenho mental. Além disso, os vegetais são uma forte fonte de fibras, o que ajuda na digestão dos alimentos quando consumidos para complementar uma refeição.

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