Benefícios da Comunicação Assertiva

A comunicação das pessoas em geral, pode ser dividida em três tipos: passiva, agressiva e assertiva. Dentro de uma organização ou um ambiente com relações interpessoais, é comum encontrar indivíduos com esses diferentes tipos de comunicação.

O modelo assertivo é o que traz mais resultados, pois é nele que a comunicação se apresenta de forma direta e clara, sem a presença de ruídos que prejudique o entendimento do ouvinte.

Algumas características da assertividade podem se resumir em: ser direto, dizer não quando necessário, mudar de opinião, mostrar seu ponto de vista sem desrespeitar o outro, e até mesmo saber ouvir para ter clareza na hora de expor sua linha de raciocínio.

Essa postura resulta em uma maior fluidez nas relações interpessoais do indivíduo e evita conflitos que, por si só, são capazes de desperdiçar tempo e gerar estresse em ambas as partes.

A postura assertiva pode ser desenvolvida pelas pessoas à medida que elas dão a devida importância para sua comunicação, seja ela verbal, não verbal, escrita e até visual.

Para alcançar um bom nível de assertividade, é interessante que o indivíduo pratique algumas das dicas a seguir:

Tenha empatia com quem está se dirigindo

Se colocar no lugar de quem irá receber sua mensagem, seja ela verbal ou não, é muito importante para calibrar o quê e como irá transmitir sua mensagem.

Isso ajuda nas relações e faz com que algumas eventualidades, como um comportamento mais passivo ou agressivo do outro por exemplo, sejam melhor compreendidas levando em consideração aspectos externos ao ambiente: problemas particulares, saúde, entre outros.

Se prepare antes de passar uma mensagem

A dica aqui não é tentar ser perfeccionista antes de falar algo para o próximo. O que é mais importante é o estudo e dedicação antes de falar ou mediar sobre um assunto. Isso traz segurança para quem vai comunicar e também induz a comunicação a ser mais direta e objetiva, com bons argumentos que melhor defendem seu ponto de vista.

Ouça ativamente

Outra característica que desenvolve a comunicação assertiva é saber ouvir. Demonstre interesse, não desvie o olhar, espere que o outro conclua seu raciocínio, faça perguntas e procure entender o que está sendo dito.

Muitas situações podem ser resolvidas a partir da escuta ativa. Antes de falar, escute. Algumas pessoas só precisam ser ouvidas para que o problema seja resolvido.

Escolha bem as palavras

Escolher bem as palavras é de extrema importância para ser compreendido, afinal, esse é o objetivo de uma boa comunicação. Entenda o público para quem irá se dirigir, um vocabulário rebuscado nem sempre é a melhor opção quando se quer ser entendido.

O tom aplicado na hora de se comunicar também faz toda a diferença. Busque ser positivo no tom de voz e evite o uso de expressões negativas que possam desmotivar o ouvinte.