Nome(s) popular(es):

Ipê Roxo

Parte da planta com propriedade medicinal (droga vegetal):

Casca dos caules.

Usos medicinais baseados na tradição ancestral (Etnofarmacologia):

As cascas das árvores também são usadas na medicina popular com várias finalidades, sobretudo como adstringente, febrífugo e antirreumático. Na década de 1970, a publicidade envolvendo o uso de extratos à base de espécies de ipê contra diversos tipos de câncer quase colocou algumas espécies em risco de extinção.

Indicações de uso embasado em evidência científica:

Auxiliar no tratamento de afecções inflamatórias da pele e mucosas.

Substâncias responsáveis pela ação terapêutica da espécie:

Atividade antitumoral das espécies de Tabebuia é atribuída à naftoquinona lapachol e a outras quinonas.

Precauções e advertências:

Não usar em pessoas com hipersensibilidade aos componentes da formulação. Não usar em gestantes, lactantes, alcoolistas e diabéticos, em função do teor alcoólico na formulação. Se os sintomas piorarem durante o uso do fitoterápico um médico deve ser consultado. Utilizar em tratamentos curtos e não utilizar em doentes cardíacos, renais e hepáticos e com outras doenças crônicas. Pode potencializar o efeito dos anticoagulantes. Não deve ser usado concomitantemente a medicamentos anticoagulantes. Pode minimizar o efeito de medicamentos imunossupressores.

Referências e sugestão de leitura para aprofundamento:

1. ANVISA. Farmacopeia brasileira 6a edição – Volume II – Monografias, Plantas Medicinais. Disponível em: <https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/farmacopeia/farmacopeia-brasileira/6a-edicao-volume-2>. Acesso em: 23 ago. 2022.
2. ANVISA. Formulário de Fitoterápicos da Farmacopeia Brasileira. Disponível em: <https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/farmacopeia/formulario-fitoterapico/2022-fffb2-versao-13-mai-2022.pdf>. Acesso em: 23 ago. 2022.
3. SIMÕES, C. M. O.; SCHENKEL, E. P.; GRACE G.; MELLO, J. C. P.; MENTZ, L. A.; PETROVICK, P. R. Farmacognosia: Da planta ao medicamento. Florianópolis-SC: Editora UFRGS, 2019.

Pular para o conteúdo