Nome(s) popular(es):

Gengibre.

Parte da planta com propriedade medicinal (droga vegetal):

A droga vegetal consiste de rizomas secos de Zingiber officinale Roscoe.

Usos medicinais baseados na tradição ancestral (Etnofarmacologia):

Utilizado como estimulante, antinauseante, antilipidêmico, anticolesterolemico, estomáquico e depurativo, auxilia em casos de digestão lenta e difícil, impotência, fadiga, astenias, alivia a flatulência e as cólicas, induz a transpiração, baixa os níveis de colesterol no sangue, previne o enjoo do movimento.

Indicações de uso embasado em evidência científica:

Auxiliar na prevenção da cinetose (enjoo do movimento); Auxiliar no tratamento sintomático decorrente de queixas gastrointestinais leves e como antidispéptico; Auxiliar no alívio sintomático da cinetose (enjoo do movimento).

Substâncias responsáveis pela ação terapêutica da espécie:

O gengibre apresenta uma substância chamada gingerol, dotada de propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antimicrobianas. O gingerol é responsável pelo sabor picante do gengibre. As propriedades terapêuticas do gengibre se devem à ação conjunta de várias substâncias, principalmente encontradas no óleo essencial do gengibre, rico nos componentes medicinais cafeno, felandreno, zingibereno e zingerona.

Precauções e advertências:

Contraindicado para pessoas que apresentam hipersensibilidade aos componentes da formulação. O uso das preparações de tintura e alcoolatura é contraindicado para gestantes, lactantes, alcoolistas e diabéticos, em função do teor alcoólico na formulação. Contraindicado para pessoas portadoras de cálculos biliares, irritação gástrica e hipertensão arterial. Não usar concomitantemente com anticoagulantes. Na gestação é contraindicado, por inibir a enzima tromboxano sintetase, podendo afetar a ação da testosterona no concepto. Contraindicado para menores de 18 anos devido à falta de dados adequados que comprovem a segurança. Não deve ser utilizado em pessoas portadoras de litíase biliar e em altas doses antes de cirurgias. Possui ação inibidora da ciclooxigenase e da 5-lipoxigenase. Pode interferir no processo de coagulação sanguínea, parâmetros imunológicos, devido a sua capacidade de inibir a tromboxano sintetase e atuar como agonista de prostaciclina. Doses muito elevadas podem causar arritmias e depressão do Sistema Nervoso Central. Pode ocasionar irritação gástrica, cólicas digestivas, hipertensão arterial e tonturas.

Referências e sugestão de leitura para aprofundamento:

1. ANVISA. Farmacopeia brasileira 6a edição – Volume II – Monografias, Plantas Medicinais. Disponível em: <https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/farmacopeia/farmacopeia-brasileira/6a-edicao-volume-2>. Acesso em: 23 ago. 2022.
2. ANVISA. Formulário de Fitoterápicos da Farmacopeia Brasileira. Disponível em: <https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/farmacopeia/formulario-fitoterapico/2022-fffb2-versao-13-mai-2022.pdf>. Acesso em: 23 ago. 2022.
3. SIMÕES, C. M. O.; SCHENKEL, E. P.; GRACE G.; MELLO, J. C. P.; MENTZ, L. A.; PETROVICK, P. R. Farmacognosia: Da planta ao medicamento. Florianópolis-SC: Editora UFRGS, 2019.

Skip to content