Nome(s) popular(es):

Cavalinha.

Parte da planta com propriedade medicinal (droga vegetal):

Planta inteira de Equisetum arvense L.

Usos medicinais baseados na tradição ancestral (Etnofarmacologia):

Ação diurética.

Indicações de uso embasado em evidência científica:

Auxiliar no aumento do fluxo urinário, atuando como adjuvante no tratamento de queixas menores do trato urinário, desde que situações graves tenham sido descartadas por um médico. Auxiliar no tratamento local de pequenas lesões cutâneas superficiais.

Substâncias responsáveis pela ação terapêutica da espécie:

As saponinas são componentes importantes para a ação de muitas drogas vegetais, destacando-se aquelas tradicionalmente utilizadas como expectorantes e diuréticas.

Precauções e advertências:

Uso contraindicado para pessoas que apresentam hipersensibilidade aos componentes da formulação. Tradicionalmente, as formulações indicadas para o aumento do fluxo urinário são administradas durante duas a quatro semanas. Contraindicado na gestação, lactação e para crianças menores de 12 anos, devido à falta de dados adequados que comprovem esta segurança. Não é recomendado em condições de saúde nas quais a ingestão de líquidos deva ser reduzida (doença cardíaca ou renal severas ou obstrução das vias urinárias). Para preparações que não sejam chás, deve ser garantida a ingestão satisfatória de líquidos. Se ocorrer febre, disúria, cólicas, hematúria durante a utilização, ou infecções cutâneas (quando em uso da formulação) consultar profissional de saúde. Por via oral pode gerar desconforto gastrointestinal e reações alérgicas. Não é recomendado tratamento concomitante com diuréticos sintéticos. Em excesso pode provocar carência de vitamina B1. Uso prolongado pode causar hipocalemia. Não utilizar em doses acima das recomendadas. O uso externo pode causar reações alérgicas, tais como: rash cutâneo e edema facial.

Referências e sugestão de leitura para aprofundamento:

1. ANVISA. Farmacopeia brasileira 6a edição – Volume II – Monografias, Plantas Medicinais. Disponível em: <https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/farmacopeia/farmacopeia-brasileira/6a-edicao-volume-2>. Acesso em: 23 ago. 2022.

Skip to content