Nome(s) popular(es):

Capim-santo, capim-limão, capim-cidró e capim-cidreira.

Parte da planta com propriedade medicinal (droga vegetal):

A droga vegetal consiste de folhas dessecadas de Cymbopogon citratus (DC.) Stapf.

 

Usos medicinais baseados na tradição ancestral (Etnofarmacologia):

Seu uso é largamente difundido de norte a sul do país na forma de um chá de aroma e sabor agradáveis e de ação calmante e espasmolítica suaves; contém um pouco menos que 0.5 % de óleo essencial2, que tem atividade antimicrobiana3 e formado principalmente por citral, ao qual se atribui a atividade calmante e espasmolítica; contém também um pouco de mirceno, princípio ativo de ação analgésica.

Indicações de uso embasado em evidência científica:

Como antiespasmódico, auxiliar no alívio de sintomas decorrentes da dismenorreia leve (cólica menstrual leve) e cólicas intestinais leves; como auxiliar no alívio da ansiedade e insônia leves.

Substâncias responsáveis pela ação terapêutica da espécie:

Citral.

Precauções e advertências:

Uso adulto. Uso contraindicado para pessoas que apresentam hipersensibilidade aos componentes da formulação. Ao persistirem os sintomas durante o uso do fitoterápico, um médico deverá ser consultado. O uso é contraindicado durante a gestação, lactação e para menores de 18 anos, devido à falta de dados adequados que comprovem a segurança nessas situações. Não deve ser utilizado por pessoas como afecções cardíacas, renais, hepáticas, ou portadores de doenças crônicas. Não associar a depressores do sistema nervoso central. Em doses elevadas pode causar síncope e sedação. O uso habitual pode estar relacionado a hiperplasia prostática benigna. Não utilizar em doses acima das recomendadas.

Referências e sugestão de leitura para aprofundamento:

1. ANVISA. Farmacopeia brasileira 6a edição – Volume II – Monografias, Plantas Medicinais. Disponível em: <https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/farmacopeia/farmacopeia-brasileira/6a-edicao-volume-2>. Acesso em: 23 ago. 2022.
2. ANVISA. Formulário de Fitoterápicos da Farmacopeia Brasileira. Disponível em: <https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/farmacopeia/formulario-fitoterapico/2022-fffb2-versao-13-mai-2022.pdf>. Acesso em: 23 ago. 2022.
3. SIMÕES, C. M. O.; SCHENKEL, E. P.; GRACE G.; MELLO, J. C. P. ; MENTZ, L. A.; PETROVICK, P. R. Farmacognosia: Da planta ao medicamento. Florianópolis-SC: Editora UFRGS, 2019.

Pular para o conteúdo