Nome(s) popular(es):

Café, cafeeiro-comum, cafezeiro, cafeeiro, café-arábica, coffee.

Parte da planta com propriedade medicinal (droga vegetal):

Sementes. O café é o fruto de uma pequena árvore.

Usos medicinais baseados na tradição ancestral (Etnofarmacologia):

A droga é utilizada para manufatura de uma bebida estimulante e alimentícia, o café, e para extração de cafeína.

Indicações de uso embasado em evidência científica:

O farmacógeno é constituído pelas sementes, destituídas do pericarpo do fruto, e pode ser obtido por via úmida (fermentação e lavagem) ou via seca (secagem e retirada mecânica da casca). A droga é utilizada para manufatura de uma bebida estimulante e alimentícia, o café, e para extração de cafeína.

Substâncias responsáveis pela ação terapêutica da espécie:

Mais de 50% da semente seca do café verde é constituída de glicídeos, principalmente polissacarídeos. Os lipídeos representam 10 a 18%, e as proteínas, 10 a 12%. Os principais metabólitos da cafeína no humano adulto são a parametilxantina (70%), a teofilina e a teobromina. A excreção é urinária, e o tempo de meia-vida da cafeína está entre 5 e 6 horas.

Precauções e advertências:

Pessoas com úlcera péptica, hipertensão arterial, taquicardia, hipertireoidismo devem evitar o uso. Evitar nos pacientes diabéticos, renais crônicos, neuróticos, anêmicos, osteoporóticos, pacientes com colites e úlceras gastroduodenais, pacientes com insônia e no tremor essencial. Mulheres grávidas ou amamentando devem evitar o uso do café. O uso prolongado pode causar habituação (cafeinismo) e reduzir a vitalidade.

Referências e sugestão de leitura para aprofundamento:

1. ANVISA. Farmacopeia brasileira 6a edição – Volume II – Monografias, Plantas Medicinais. Disponível em: <https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/farmacopeia/farmacopeia-brasileira/6a-edicao-volume-2>. Acesso em: 23 ago. 2022.
2. ANVISA. Formulário de Fitoterápicos da Farmacopeia Brasileira. Disponível em: <https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/farmacopeia/formulario-fitoterapico/2022-fffb2-versao-13-mai-2022.pdf>. Acesso em: 23 ago. 2022.

Pular para o conteúdo