Nome(s) popular(es):

Babosa

Parte da planta com propriedade medicinal (droga vegetal):

A droga vegetal consiste do látex e do gel obtido das folhas de Aloe vera (L.) Burm. f.

 

Usos medicinais baseados na tradição ancestral (Etnofarmacologia):

O látex amarelo excretado pelas folhas da Babosa é tradicionalmente usado como laxante, enquanto o gel mucilaginoso (baba) liberado pelas folhas após o corte tem sido usado como antibacteriano e anti-inflamatório tópico. Adicionalmente, o gel da Babosa também é usado como hidratante e emoliente para pele e cabelos.

Indicações de uso embasado em evidência científica:

Como cicatrizante nos casos de ferimentos leves, desordens inflamatórias na pele, incluindo queimaduras de 1º e 2º graus, escoriações e abrasões.

Substâncias responsáveis pela ação terapêutica da espécie:

Aloína e seus derivados3 no látex e polissacarídeos mucilaginosos no gel.

Precauções e advertências:

O uso é contraindicado durante a gestação, lactação e para menores de 18 anos, devido à falta de dados adequados que comprovem a segurança nessas situações. Houve relatos de dermatite de contato e sensação de dor tipo queimação na pele lesionada ou ferida. Em caso de aparecimento de eventos adversos após o uso, deve-se suspender o uso do produto e procurar um serviço de saúde.

Referências e sugestão de leitura para aprofundamento:

1. ANVISA. Farmacopeia brasileira 6a edição – Volume II – Monografias, Plantas Medicinais. Disponível em: <https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/farmacopeia/farmacopeia-brasileira/6a-edicao-volume-2>. Acesso em: 23 ago. 2022.

2. ANVISA. Formulário de Fitoterápicos da Farmacopeia Brasileira. Disponível em: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/farmacopeia/formulario-fitoterapico/2022-fffb2-versao-13-mai2022.pdf.  Acesso em: 23 ago. 2022.

3. SIMÕES, C. M. O.; SCHENKEL, E. P.; GRACE G.; MELLO, J. C. P. ; MENTZ, L. A.; PETROVICK, P. R. Farmacognosia: da planta ao medicamento. Florianópolis-SC: Editora UFRGS, 2019.

Pular para o conteúdo