O câncer de mama é uma das principais causas de morte entre as mulheres, e a prevenção e detecção precoce desempenham um papel fundamental na redução da mortalidade. Segundo o Instituto Nacional de Câncer – INCA, para o Brasil, foram estimados 73.610 casos novos de câncer de mama em 2023, com um risco estimado de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres. O câncer de mama também ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil, e as maiores taxas de incidência e de mortalidade estão nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.
Com estes dados em evidência, a Faculdade FAMA organizou uma ação que busca educar nossos alunos sobre a importância da conscientização sobre o câncer de mama e proporcionar uma experiência prática para desenvolver habilidades de comunicação e interação com o público, que são fundamentais em suas futuras carreiras. A ação intitulada RosaFit, teve como objetivo capacitar e envolver os alunos dos cursos de Educação Física e Enfermagem na promoção da conscientização sobre a importância da prática regular de exercícios físicos e outros cuidados de saúde na prevenção do câncer de mama.
“O câncer de mama também pode afetar os homens, embora seja menos comum, por isso é fundamental que não só as mulheres mas também os homens realizem o autoexame e estejam cientes dos sinais e sintomas, como caroço ou espessamento na mama, dor ou inversão do mamilo. A conscientização e o autocuidado são essenciais para todos”, afirma Edna Melo, Coordenadora do curso de Enfermagem da FAMA.
O evento foi realizado na manhã desta quarta-feira, (18), na Academia Sérgio Borges, criando uma colaboração interdisciplinar entre os cursos de Educação Física e Enfermagem da FAMA. Essa atividade visa não apenas a promoção da saúde, mas também o desenvolvimento de habilidades práticas e a consciência do papel conjunto dessas áreas na saúde preventiva.
Para a Coordenadora do curso de Educação Física, Izadora Moreira foi uma ação importante para os alunos iniciarem o processo de promoção da saúde.
“Os alunos de Educação Física, por exemplo, precisavam compreender quais são as respostas fisiológicas do exercício físico que podem auxiliar no tratamento do câncer de mama e como isso pode ajudar a reduzir possíveis riscos.” e destacou, “tivemos troca entre os alunos de Enfermagem e Educação Física, com os alunos de Enfermagem auxiliando na compreensão da aferição da pressão arterial”.