Neste Setembro Amarelo, a coordenadora de Psicologia do Centro Universitário FAMA, a psicóloga Gislene Maia, compartilha informações e reflexões importantes sobre a prevenção do suicídio.

Você, acadêmico, já se sentiu sobrecarregado em algum momento? Já pensou em desistir ou em abandonar tudo? Já deixou de lado situações importantes da sua vida, como momentos em família ou cuidados com a saúde física? Essas experiências podem estar diretamente relacionadas à saúde mental.

O que é saúde mental segundo a OMS

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde mental está associada à nossa capacidade de lidar com os desafios do cotidiano, mantendo o equilíbrio emocional e o desenvolvimento de habilidades. No entanto, quando percebemos que esse equilíbrio não está acontecendo de forma adequada, é fundamental cuidar de si mesmo e buscar ajuda.

Existem diferentes maneiras de enfrentar o sofrimento psíquico e os desafios diários. Para isso, o autoconhecimento e o autocuidado são indispensáveis.

Práticas Diárias para Cuidar da Saúde Mental

Portanto, Reserve tempo para cuidar de você: faça terapia, realize exames de rotina, pratique atividades físicas, cuide da sua alimentação, tenha momentos de descanso e lazer. Essas práticas são essenciais para manter o bem-estar e a produtividade. Valorize também os relacionamentos significativos: priorize tempo com pessoas que ama, organize suas tarefas e evite a procrastinação.

Além disso, a falta de planejamento pode aumentar a ansiedade e gerar a sensação de fracasso. Além disso, esteja atento a sinais em si mesmo ou em colegas, como: isolamento, tristeza intensa, desânimo em relação à vida e ao futuro, crises de ansiedade, dificuldades de concentração, oscilações de humor ou alterações no apetite. Esses sinais indicam a necessidade de apoio.

Onde buscar ajuda e apoio profissional

Além de se cuidar, não hesite em pedir ajuda. Converse com pessoas de confiança e, se necessário, procure acompanhamento profissional. O Centro Universitário FAMA disponibiliza, ainda, a Clínica Escola de Psicologia, aberta a toda a comunidade. Em situações emergenciais, você também pode contar com o CVV (Centro de Valorização da Vida), disponível gratuitamente pelo telefone 188. Cuidar da saúde mental é um ato de coragem e de valorização da vida.

Acessar o conteúdo